Onde está o sucesso?

Sucesso. Palavra que significa muito para a grande maioria. O alvo é o sucesso. A meta é o sucesso. O objetivo é o sucesso. Mas por que nos preocupamos tanto assim com o sucesso?

Sucesso tem a ver com passado. Se você conseguiu se formar, ter uma casa, comprar um carro, se o seu empreendimento lhe rendeu altos lucros, se você conseguiu o cargo de gerente na empresa, se escreveu um livro…você é um homem ou uma mulher de sucesso. Pelo menos parece que é isso que a nossa sociedade acredita.

Vejamos o sucesso então por outro lado. Você se formou colando em todas as disciplinas; sua casa foi adquirida de forma ilícita; seu carro tem apenas uma prestação quitada das tantas que o banco financiou; sua empresa teve lucros, pois você sonegou impostos; você só é gerente porque enganou os seus colegas de trabalho; e seu livro é uma ideia roubada de um colega. Pergunto: onde está o sucesso?

A ideia que temos de sucesso é enganosa. Ele devia partir de dentro para fora e não o contrário. Sucesso é pessoal e não coletivo. Não preciso fazer algo para que os outros vejam, devo fazê-lo porque gosto, porque me traz prazer. Se alguém gostar do meu livro, ótimo! Não escrevi querendo agradar a alguém ou a todos. A ideia é não buscar o sucesso, mas deixar que ele venha por si, sem imposições. E se veio, bom, e se não veio, bom também.

As pessoas sofrem querendo o sucesso. Se não tenho mais de mil seguidores, sou um fracasso. Se a minha postagem não deu pelo menos duzentos curtidas, é porque eu falhei em algo. Se eu vendi apenas dez livros, a culpa é minha. Se não fui promovida na empresa, é porque há gente bem melhor que eu na frente.

De fracasso em fracasso pavimentamos o nosso caminho para o sucesso. Mas não que o sucesso seja o objetivo. Ele é apenas o caminhar, diário, pequenas ações que vão fomentando algo maior, que poderá ou não se tornar sucesso. O sucesso deve ser pessoal, porque ele vem de dentro, sem preocupações, sem neuras, sem esperas.

Ter um casamento feliz é sucesso, não porque a sociedade acredita nisso, mas porque você quer, porque ter alguém com quem dividir tudo te traz paz de espírito. Ver os filhos crescerem e se desenvolverem é sucesso, ainda que eles não estudem nas melhores escolas, que tenham os melhores brinquedos, mas poder acompanhá-los de perto é ter sucesso. Ser saudável é ter sucesso. Amar alguém e ser amado é sinônimo de sucesso, ainda que você não esteja postando isso nas redes sociais todos os dias. Não é para os outros, é para você. Isso é sucesso!

Se você chegou ao final deste texto discordando de tudo o que foi escrito, não tem problema. Só te peço que reflita sobre os sentimentos que carrega dentro de si. Felicidade e sucesso, por exemplo, não estão na sociedade, e sim dentro de cada um. Portanto, se desejas ser feliz ou queres o sucesso, saberás onde encontrar as respostas.

Publicado por Ralph Neves

Não sei bem me definir...Gosto de escrever, talvez porque gosto muito de ler. Sou curioso e tenho muitas dúvidas, mas não sou cético, porque acredito em muitas coisas e ao mesmo tempo não creio em nada. Muitas vezes penso que sei, e descubro que não sei nada. A frase atribuída a Descartes ajuda a me definir: "Daria tudo que sei pela metade que ignoro". Estou sempre procurando e talvez não encontre, mas o que realmente importa? Certamente é o caminho da busca...

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: