Por que é preciso ser diferente?

Não há nada que seja maior evidência de insanidade do que fazer a mesma coisa dia após dia e esperar resultados diferentes”. A frase atribuída a Albert Einstein é perfeita para começarmos este texto, porque a partir de agora precisamos definir o que é ser diferente.

Conheço gente que se diz diferente, mas só anda na moda. Então não é diferente, porque todo mundo (ou a maioria) quer estar na moda. Tem gente que não muda, porque mudar dá trabalho. O melhor então é continuar sendo igual, porque assim ninguém vai questionar a sua diferença.

Ser diferente, no entanto, não diz respeito só à moda, comportamento ou fazer coisas extraordinárias. Pensar diferente precede ser diferente. Porque se todo mundo pensa igual, a tendência é que tudo aconteça sempre da mesma forma. Vejamos então. Se você deseja ser aprovado num concurso público, em algum momento precisará pensar diferente e dessa forma agir também de forma diferente, concorda? Deixar de sair, sair das redes sociais, reservar um horário específico para os estudos, cortar gastos desnecessários para investir em livros, apostilas e outros materiais, enfim, se você agir como a maioria, vai continuar apenas tentando, mas sem êxito.

Outro exemplo que gosto é o do casamento. Se você quer que o seu casamento seja diferente, você precisa também ser diferente. Pensar como a maioria talvez não lhe traga muitos benefícios. Ser diferente no casamento é pensar primeiro no outro e não em você. Acostumamos com a ideia de que “eu preciso ser feliz”, mas e o outro? Pensar diferente é compreender que o ato de casar é precedido de mudanças. Morre o solteiro, nasce o casado. Mas eu tenho minhas individualidades, como faço? Adapte-se! Ninguém lhe obrigou a casar. Ser diferente no casamento é dividir tarefas do lar, é pensar que o outro não é seu empregado ou sua mãe ou seu pai. É quem você escolheu para viver toda a vida. E se não deu certo? É sinal de que você agiu como a maioria, do mesmo modo, ou seja, “se não deu certo então separa”. Porque está na moda dizer isso. É mais fácil dizer que tentar mudar!

Nos comportamos da mesma forma que os outros. Somos seres que imitam, que seguem, que copiam e depois criticamos quando nos deparamos com alguém diferente. Ser autêntico é ser diferente, é ser você mesmo, e pessoas assim deveríamos admirar. Ser quem você é e não o que os outros querem que seja. Gosta de redes sociais? Não. Então não entre. Então saia. Suas roupas e sapatos não são confortáveis, mas são caras e da moda. O que fazer? Mude! Troque! Vista roupas que lhe dão prazer. Não gosta do seu cabelo? Mude-o. Corte-o. Faça um novo penteado. O que os outros vão pensar? Não importa. O que importa é a sua autenticidade. É ser você, ainda que ser você seja ser diferente.

À medida que vamos envelhecemos, preocupamos menos com o que os outros pensam, e vamos nos tornando nós mesmos, porque é assim que deve ser. As nossas conquistas são sempre o resultado de comportamentos diferentes que tivemos. Reparem e vejam. Pessoas bem sucedidas profissionalmente pensaram e agiram de forma diferente em determinados momentos da vida. Os exemplos que carregamos em nossas vidas pessoais são também de indivíduos que tiveram insights e agiram de modo contrário ao que a maioria pensava.

O mundo é dos diferentes, mas se você continuar pensando da mesma maneira que a maioria, ou fazendo as mesmas coisas todos os dias, vai sempre acreditar que a vida dos outros é sempre melhor que a sua, e mais, não vai sair nunca do lugar que está.

Publicado por Ralph Neves

Não sei bem me definir...Gosto de escrever, talvez porque gosto muito de ler. Sou curioso e tenho muitas dúvidas, mas não sou cético, porque acredito em muitas coisas e ao mesmo tempo não creio em nada. Muitas vezes penso que sei, e descubro que não sei nada. A frase atribuída a Descartes ajuda a me definir: "Daria tudo que sei pela metade que ignoro". Estou sempre procurando e talvez não encontre, mas o que realmente importa? Certamente é o caminho da busca...

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: