Por que estudar Administração?

Décadas atrás estudar Administração era uma das poucas opções que tínhamos, especialmente em faculdades e universidades que estivessem próximas ao nosso local de moradia. Com o avanço da Educação à distância tudo mudou, não só na quantidade de instituições, mas principalmente nas várias opções de cursos.

Na minha época de faculdade, diziam que Administração era o curso ideal para quem não sabia o que queria cursar e eu concordava. Sem vocação para a área da saúde, muito menos para as Engenharias, o que restava era aprender a arte de administrar. Ademais, a sinceridade da família era deveras importante, pois sempre se dizia em casa: “se quiser fazer um curso superior, ou você paga ou passa numa pública”. Fiquei com a segunda opção.

Quem estuda Administração não pode querer ser rico, ainda que possa ser um dia. Apesar de muitos executivos receberem altos salários, o que eleva a média das remunerações, grande parte ganha pouco e o mercado não está bom ou pelo menos não é atrativo, afinal de contas, a preferência das empresas é sempre por assistentes administrativos e não Administradores. Para grande parte delas, é tudo a mesma coisa!

Mas vamos falar da parte boa da Administração, que são suas possibilidades e conteúdos. Ainda que você não queira ser um executivo, gerente, supervisor, coordenador ou ocupar algum cargo do tipo, terá a opção de empreender, abrindo seu próprio negócio ou trabalhando como consultor. E isso é possível pela quantidade de opções que a grade do curso oferece. Os conteúdos são realmente bons e podem ser aplicados principalmente no seu dia a dia.

Os chamados quatro pilares da Administração servem como norteadores do Administrador dentro das organizações, mas também em casa, ao administrar sua vida e o seu cotidiano. O primeiro trata do planejamento, base para tudo nessa vida. Estabelecer objetivos, metas, fazer escolhas e tomar decisões, pensando no hoje, mas com um olho no amanhã. O segundo é a organização. Trabalhar de forma holística, ou seja, pensar no todo e não somente nas partes; delimitar o que precisa e como deve ser feito é essencial na arte de administrar. O terceiro é a liderança ou direção, ou seja, para onde vamos, quem irá conosco, definir objetivos comuns. O bom líder é modelo e inspiração para os demais. O quarto refere-se ao controle. É a execução do planejamento através do seu acompanhamento. É controlar para que os desvios sejam bem administrados. Você tem controle sobre suas finanças? Monitora oportunidades no mercado? Está atento às mudanças? Pois é, ter controle é muito importante.

Além disso, estudamos disciplinas como Marketing, Custos, Agronegócio, Empreendedorismo, Qualidade, Contabilidade, Economia e Gestão de Pessoas, sendo esta última muito útil para quem quer aprender a lidar com pessoas, pois temas como Liderança, Motivação, Conflitos, Comportamento, Cultura organizacional, Qualidade de Vida, dentre outros tantos, nos mostram a necessidade que temos em conhecer o outro, afinal de contas, independente de você ser médico, advogado, dentista ou engenheiro, sempre trabalhará com pessoas dentro de espaços organizacionais.

Por fim, se você quer fazer um curso para ter conhecimento e que lhe sirva para a vida pessoal também, indico o estudo da Administração. Mas se seu foco é apenas ter um diploma, o cardápio é bem variado. Boa sorte!

Publicado por Ralph Neves

Não sei bem me definir...Gosto de escrever, talvez porque gosto muito de ler. Sou curioso e tenho muitas dúvidas, mas não sou cético, porque acredito em muitas coisas e ao mesmo tempo não creio em nada. Muitas vezes penso que sei, e descubro que não sei nada. A frase atribuída a Descartes ajuda a me definir: "Daria tudo que sei pela metade que ignoro". Estou sempre procurando e talvez não encontre, mas o que realmente importa? Certamente é o caminho da busca...

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: