O que é estudar?

Para início de conversa, precisamos entender que o objetivo em estudar deve ser o de adquirir conhecimentos ou habilidades. Sendo assim, uma das ações prioritárias nos estudos é ler. E quem não gosta de ler, geralmente tem dificuldades em estudar. Há ainda quem prefira estudar com áudios ou vídeos, mas a principal modalidade continua sendo a leitura.

Ler um livro literário é mais prazeroso que ler um livro didático. Pensando assim, ler por fruição nos dá a sensação de que estamos no comando de nossas vidas, porque fazemos o que queremos. Ler por obrigação, por sua vez, nos remete à ideia oposta, ou seja, que estamos realizando algo sem vontade, por isso, com sacrifício, com dor e sem nenhuma alegria.

No entanto, nem sempre vamos poder ler por prazer, especialmente se o seu objetivo é estudar. Durante grande parte de nossa vida estudamos por obrigação. Aprendemos conceitos e conteúdos de Biologia, Química, Matemática e Física, dentre outros, que nunca vamos aplicar, mas que poderão ser necessários em algum momento de nossas vidas. Da mesma forma, quem estuda para concurso o faz por dever e não por prazer. Ler uma apostila de raciocínio lógico não é o mesmo que ler um livro de Machado de Assis ou Dostoiévski, mas deve ser feito com a mesma intensidade, caso contrário, o leitor não vai conseguir reter nenhum conhecimento.

Voltando ao primeiro parágrafo, dizemos que estudar é adquirir habilidade. E a principal habilidade a ser adquirida é a leitura. Ler é muitas vezes hábito. Ler um pouco todos os dias, não importando muito o horário. Que você coloque como meta ler cinco páginas e verá que, com o tempo, estará lendo sem muito esforço. Com os estudos acontece assim, você destina uma, duas ou mais horas por dia, e verá que o hábito vai te cobrar isso todos os dias, tornando-o um leitor ou estudioso assíduo.

Outro fator importante é deixar de lado os mitos. O principal deles é de que algumas pessoas nasceram para estudar. Ninguém nasce com esse objetivo ou com esse dom. Você aprende treinando todos os dias e isso passa a ser um gosto, e quando percebe virou um hábito, e como pratica todos os dias, possivelmente isso se torna mais fácil ou menos pesaroso. Para quem quer saber um pouco mais sobre o tema, indico O Poder do Hábito, do autor Charles Duhigg. Que tal começar os seus estudos ou uma boa leitura por um livro que te ensina a importância do hábito?

Nosso cérebro é treinado para não gastar energia. Quanto menos atividades proporcionarmos a ele, mais feliz ele estará, porque gosta de rotina. Chegar do trabalho, fazer um lanche, sentar no sofá e ligar a TV, mais tarde tomar um banho e dormir. Isso é tudo que o cérebro gosta. Mas se você mudar essa rotina, e ao chegar em casa tomar um banho, fizer um lanche e partir para os estudos ou mesmo realizar uma leitura, vai fazer seu cérebro se mexer. Você vai sentir um incômodo no início, mas com o hábito, ele vai se acostumando e criando uma nova rotina. Mas a rotina não é ruim? Nem sempre. Você praticar atividades físicas, estudar ou mesmo realizar uma leitura no seu dia a dia é bem melhor que ter uma rotina sedentária. Além disso, vai descobrir com o tempo que a mudança de hábitos não é só positiva, mas te proporcionará um protagonismo na vida que jamais imaginava. Você descobrirá que o grande motivador de sua vida é você mesmo.

Publicado por Ralph Neves

Não sei bem me definir...Gosto de escrever, talvez porque gosto muito de ler. Sou curioso e tenho muitas dúvidas, mas não sou cético, porque acredito em muitas coisas e ao mesmo tempo não creio em nada. Muitas vezes penso que sei, e descubro que não sei nada. A frase atribuída a Descartes ajuda a me definir: "Daria tudo que sei pela metade que ignoro". Estou sempre procurando e talvez não encontre, mas o que realmente importa? Certamente é o caminho da busca...

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: