O que há em comum entre a academia e o salão de beleza?

Nos últimos anos, é notório o crescimento tanto de academias quanto de salões de beleza; além deles há também os centros de estética e o aumento no número de cirurgias plásticas realizadas em nosso país. O que todos eles têm em comum?

O leitor mais apressado vai dizer: a beleza. Todos nós buscamos a beleza, ainda que não consigamos defini-la, e isso ocorre porque o seu conceito é individual, mesmo que a mídia ou a sociedade tente nos impor um padrão. O que é belo para mim pode não ser para meu leitor. Uma mulher pode considerar um homem baixo e forte como belo, assim como outra pode considerar um homem alto e magro também bonito. O gosto é individual, por isso a beleza também é.

Alguém pode dizer que o que há em comum entre a academia e o salão de beleza é a saúde, afinal de contas praticar atividades físicas e cuidar da beleza têm fortes relações com o bem-estar do corpo. Os hormônios que são produzidos ou estimulados durante uma atividade física, em especial a endorfina, trazem ótimas sensações ao ser humano, tanto físicas quanto mentais. No salão de beleza não há atividade física, mas o sentimento de que algo está mudando, e para melhor, traz também a sensação de transformação, que assim como a saúde, indica que corpo e mente podem e devem trabalhar em conjunto, pois um não vive sem o outro.

O incremento nas atividades físicas, através de academias cada vez mais sofisticadas, com novos aparelhos e recursos, tornaram uma antiga tendência em realidade. Cuidar do corpo passou a ser obrigação, e o pagamento da mensalidade da academia entrou para o rol de custos fixos das pessoas, assim como água, energia, alimentação, aluguel etc.

Com os salões de beleza não foi diferente. Ainda que a atividade tenha se tornado popular apenas no século XX, geralmente só as mulheres ricas os frequentavam. Hoje, especialmente com o ingresso da mulher no mercado de trabalho, que também era uma tendência e virou realidade, todas podem ir ao salão de beleza. Além delas, eles também têm ido, pois cuidar da saúde e da beleza, tornou-se um padrão universal e unissex.

Mas afinal de contas, o que pode haver de mais comum entre um salão de beleza e uma academia, que não sejam a beleza ou a saúde? Pessoas que frequentam ambos os lugares, ou mesmo um ou outro, buscam uma sensação de prazer, de alegria, de evolução, de transformação, de algo mais, que pode gerar nelas um sentimento de felicidade; de que viver vale a pena e de que precisamos não só da saúde física, mas também da saúde mental, e que ambas devem atuar em conjunto para que a vida possa ter sentido e assim, que tudo isso possa desaguar num sentimento maior, o qual denominamos amor-próprio.

Que a partir de agora, quando falarmos em academias e salões de beleza, não lembremos somente dos aparelhos, dos equipamentos, do dinheiro gasto, da beleza ou da vaidade nos espelhos, e sim de algo que pode nos tornar seres humanos melhores, porque nos dará autoconfiança e nos sentiremos valorizados. Porque ao sairmos de uma academia ou de um salão de beleza, a transformação que desejamos, e que talvez nem mesmo saibamos, não é somente a do corpo ou do rosto, e sim da mente. O que buscamos é elevar a autoestima!

Publicado por Ralph Neves

Não sei bem me definir...Gosto de escrever, talvez porque gosto muito de ler. Sou curioso e tenho muitas dúvidas, mas não sou cético, porque acredito em muitas coisas e ao mesmo tempo não creio em nada. Muitas vezes penso que sei, e descubro que não sei nada. A frase atribuída a Descartes ajuda a me definir: "Daria tudo que sei pela metade que ignoro". Estou sempre procurando e talvez não encontre, mas o que realmente importa? Certamente é o caminho da busca...

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: