Verdade ou mentira?

Desde muito cedo fomos ensinados a não mentir ou a dizer a verdade…Sempre!

Mas será que é assim mesmo que acontece? Tenho a impressão que não. Mentimos muitas vezes para agradar aos outros. Porque agradando aos outros, eles se tornarão nossos amigos ou pelo menos seremos mais interessantes aos olhos deles. Não importa se for parente, colega de trabalho ou mesmo um desconhecido. Não diremos a verdade!

Há quem diga que existem boas mentiras e mentiras ruins. Se a esposa pergunta ao marido qual a opinião sobre a da roupa que ela acabou de vestir, tem-se duas opções: mentir ou dizer a verdade. “Está legal” é um modo de dizer que está boa, mas que poderia estar melhor. “Não gostei” é mais verdadeiro, porque a roupa pode estar boa, mas ele pode não ter gostado. “Ficou excelente” pode ser um jeito de dizer “Vamos logo, pois já estamos atrasados”.

Ninguém nunca vai saber ao certo se o outro está mentindo ou não, pelo menos naquele momento do diálogo, naquele exato instante. Quem sabe no futuro a mentira vira verdade e vice-versa.

O que sei é que sofremos demasiadamente com a opinião alheia, talvez por isso preferimos a mentira. Alguém dizer que este texto que escrevo é muito bom será um elogio, nada mais do que isso. E não vai alterar a minha vida nem a de quem disse. Mas se alguém fizer críticas mais severas ao texto, porém embasadas, vai me fazer sofrer, porque o que o outro diz me importa.

O que seria ideal? Dizermos sempre a verdade, porque poderíamos ter a certeza de que algo está em desacordo com o que pensamos, sentimos ou agimos. Mas quem poderia definir pra mim o que é a verdade? Alguém pode responder: Deus, porque Ele é o caminho, a verdade e a vida! E quem não acredita em Deus?

Publicado por Ralph Neves

Não sei bem me definir...Gosto de escrever, talvez porque gosto muito de ler. Sou curioso e tenho muitas dúvidas, mas não sou cético, porque acredito em muitas coisas e ao mesmo tempo não creio em nada. Muitas vezes penso que sei, e descubro que não sei nada. A frase atribuída a Descartes ajuda a me definir: "Daria tudo que sei pela metade que ignoro". Estou sempre procurando e talvez não encontre, mas o que realmente importa? Certamente é o caminho da busca...

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: