É bom receber elogios?

A resposta imediata seria “sim”. Quem não gosta de receber elogios?

Para provocar, cito uma frase atribuída a Santo Agostinho, que diz: “Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem”.

Muitas vezes nas organizações, e até mesmo na vida pessoal, gostamos de receber elogios. Eles elevam nossa autoestima e nos trazem a certeza de que realmente somos bons.  Contudo, é preciso ter um olhar mais cético para o elogio, e uma pergunta se torna muito relevante: Quem me elogiou? Familiares, amigos, colegas de trabalho, esposo (a)? É preciso ter cautela, para que o encômio não ultrapasse os limites da vaidade.

Outra pergunta (talvez mais importante que a primeira): por que me elogiam? Quiçá para conseguir algo em troca. Se no meu trabalho, me elogiam porque escrevo bem, certamente alguém irá me solicitar que redija um texto ou documento. Da mesma forma quando recebo um elogio, passo a olhar aquela pessoa de modo diferente, talvez com um pouco mais de carinho e atenção, afinal de contas, ela me elogiou.

Corroboro, portanto, com a ideia de que se me elogiam, de algum modo serei corrompido. Primeiro, porque fui tocado pela vaidade, ao concordar com o elogio. Segundo, porque assentindo ao elogio, mudo o meu modo de relacionar com as pessoas, escolhendo sempre as que me elogiam em detrimento das outras. E por fim, crio a (falsa) expectativa que receber elogios é uma regra e que, portanto, todos os dias devo recebê-los.

Mas em algum momento o elogio nos fará bem? Sim, quando ele for sincero. E isso nós nunca saberemos…

Publicado por Ralph Neves

Não sei bem me definir...Gosto de escrever, talvez porque gosto muito de ler. Sou curioso e tenho muitas dúvidas, mas não sou cético, porque acredito em muitas coisas e ao mesmo tempo não creio em nada. Muitas vezes penso que sei, e descubro que não sei nada. A frase atribuída a Descartes ajuda a me definir: "Daria tudo que sei pela metade que ignoro". Estou sempre procurando e talvez não encontre, mas o que realmente importa? Certamente é o caminho da busca...

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: